Skip to content

Acidente de helicóptero mata 7 pessoas na Índia

Queda acontece três dias após desastre com avião da Air India que deixou 279 mortos.

Um acidente de helicóptero matou 7 pessoas na Índia na manhã deste domingo (15). A tragédia aconteceu no estado montanhoso de Uttarakhand, no norte do país, enquanto a aeronave transportava passageiros em uma popular rota de peregrinação hindu. De acordo com as autoridades locais, todos os ocupantes morreram no acidente de helicóptero na Índia.

O helicóptero seguia para Guptkashi, saindo do santuário de Kedarnath, quando caiu. As informações foram confirmadas pelo diretor-geral de informação do estado, Bansidhar Tripathi.

acidente de helicóptero na Índia ocorre apenas três dias após o desastre aéreo com um avião da Air India, que deixou 279 mortos.

Em razão da tragédia, o governo de Uttarakhand suspendeu todos os serviços de helicóptero para o vale de Kedarnath até segunda-feira (16), devido ao mau tempo. Segundo Tripathi, nas últimas seis semanas já foram registrados três pousos de emergência e dois acidentes de helicóptero na mesma rota.

“Recebemos uma notícia muito triste sobre a queda de um helicóptero no distrito de Rudraprayag”, publicou o ministro-chefe do estado, Pushkar Singh Dhami, na rede X (antigo Twitter). Ele afirmou que equipes da Força Estadual de Resposta a Desastres, da administração local e outros grupos de resgate trabalham nas operações.

Dhami também declarou que ordenou uma investigação urgente para apurar as causas do acidente de helicóptero na Índia. As autoridades irão revisar as condições dos operadores, dos pilotos e dos equipamentos. Segundo ele, só serão autorizados voos de helicóptero nas regiões altas do Himalaia com pilotos que tenham ampla experiência nessas condições extremas.

O helicóptero acidentado era um Bell 407, operado pela Aryan Aviation. Ele decolou às 5h19, horário local (20h49 de sábado, no horário de Brasília), segundo o Ministério da Aviação Civil da Índia.

Todos os anos, centenas de milhares de peregrinos visitam as montanhas do Himalaia, em Uttarakhand, em busca de bênçãos nas rotas sagradas. Kedarnath faz parte do circuito religioso Char Dham, que também inclui Badrinath, Gangotri e Yamunotri.

Após o acidente de helicóptero que matou 7 pessoas na Índia, o Ministério da Aviação informou que está reduzindo a frequência dos voos na rota de peregrinação e aumentando a fiscalização, além de revisar todos os protocolos de segurança.

 

HELICÓPTEROÍNDIAMORTEMUNDO